Obama fecha convenção democrata e garante direito de disputar reeleição


Em um discurso emocionante, o presidente americano pediu paciência para recuperar a economia. Obama disse que vai continuar com a reforma no sistema de saúde, os investimentos em educação e em obras públicas.



O presidente americano, Barack Obama, fechou a convenção democrata e garantiu o direito de disputar a reeleição. Em um discurso emocionante, Obama pediu paciência para recuperar a economia.
A arena estava lotada. Ao todo, 20 mil pessoas esperavam o presidente Obama se candidatar a mais quatro anos na Casa Branca.
Entre os delegados dos 50 estados americanos, uma brasileira - a mineira Isabel Santos, do Partido Democrata da Flórida, onde ela vive há 25 anos. Isabel viajou até a Carolina do Norte com um cartaz dizendo: “Americanos de origem brasileira por Obama”. Ela quer proteção para os imigrantes. "Minha convicção é de que ele ganha e que futuramente nós poderemos ter uma reforma imigratória. É o que nós estamos buscando", diz ela.
Antes do presidente, o vice Joe Biden falou. Disse que Obama tem coragem, compaixão e determinação e, com uma frase, lembrou que o presidente resgatou a indústria automobilística e destruiu o inimigo terrorista: "A GM está viva e Bin Laden está morto", ele disse.
Finamente, o presidente chegou ao palco ovacionado pelos delegados. Fez um discurso confiante. Estabeleceu o contraste com o adversário Mitt Romney desde o início, quando lembrou que não é apenas um candidato: "Sou o presidente do país", ele disse.
Conseguiu o efeito que esperava e a impressão de que o cargo subiu à cabeça dele durou pouco porque em seguida ele explicou que, não sendo apenas candidato, conhece as responsabilidades da presidência e o peso que elas trazem, como, por exemplo, a tristeza de mandar jovens para a guerra.

Para o presidente, a escolha não é apenas entre dois candidatos. É entre duas visões completamente diferentes do futuro. Os problemas do país têm solução, segundo Barack Obama, mas ele advertiu: vocês não me elegeram para eu dizer o que vocês querem ouvir, e sim para falar a verdade. E a verdade é que, para resolver os problemas dos Estados Unidos, serão necessários anos de trabalho.
Obama disse que vai continuar com a reforma no sistema de saúde, os investimentos em educação e em obras públicas. E fez promessas novas, ambiciosas: criar um milhão de empregos na indústria, dobrar as exportações nos próximos dois anos, cortar a importação de petróleo pela metade.
Ele prometeu também reduzir o déficit americano em US$ 4 trilhões na próxima década.
Obama afirmou que a esperança da campanha de 2008 não morreu e disse aos delegados: “Se vocês dividem comigo essa fé no futuro, essa esperança, eu peço essa noite, o seu voto”.
A arena explodiu em festa. No telão, belas imagens. Em uma delas, um cartaz: "Americanos de origem brasileira por Obama".


Fonte: Globo.com

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger