O Sistema de Cotas


A critica a qualquer ação governamental ou qualquer pessoa é válida quando permeada de argumentos sólidos. Liberdade de pensamento faz parte do processo de consolidação da democracia. Mas qual é o motivo para esta minha reflexão? Ao observar as reações dos opositores do sistema de cotas raciais, fico a me perguntar: como entender?
Li um artigo sobre cotas raciais e peço vênia para discordar do mesmo em alguns trechos.
Quando se refere à população negra de forma ativa, em relação à implantação de cotas raciais, o autor diz que “esse sistema não resolve o problema e pode até chegar a um nível de distorção tal, que até médicos poderiam ser selecionado pela cor”.
Rejeito esta afirmativa, pois ao escolher como exemplo uma profissão majoritariamente dominada por profissionais da cor branca, acredito que sem intenção, mostra um ponto negativo em relação a futuros profissionais da área médica de cor negra. Sei que não era o objetivo do nosso ao afirmar isso, mas na mente dos mais desavisados, surte a ideia de que um futuro profissional da área médica advindo do sistema de cotas, não seria confiável.
Quando se refere ao racismo existente no meio da sociedade, a falta de políticas públicas para atender os negros após a abolição, ao contingente de negros no sistema carcerário e aos baixos salários, o autor dá o tom bem passivo. Frases como: “Lamentavelmente, boa parte da população carcerária é de negros e excluídos“. Boa parte não, a grande maioria sempre foi e como se pode imaginar, continuará sendo de negros, enquanto não for mudada a forma de valorização dessa população, que deu uma contribuição sem medidas para a construção do nosso país.
Outro pensamento, é que “os concursos preservem o princípio da isonomia constitucional, garantindo a todos o livre acesso aos cargos oferecidos que os aprovados possam desfrutar”. Concordo plenamente, mas permita-me um questionamento: Para participar de concursos, certamente é necessário fazer um curso, o famoso “estudando para concurso”. E quem pode pagar os “baixos” preços dos cursos? O pobre, geralmente negro, que ganha um salário que mal dá para a sua subsistência? Será que esses poderão, de fato, pagar os melhores professores para então, concorrerem nas mesmas condições dos mais abastados economicamente? Ou será que a partir de agora será tão comum um negro de origem humilde chegar a mais alta corte do nosso país, ou quem sabe, sonhando um pouco mais alto, a presidência dos Estados Unidos da América?
Inconstitucional é o pobre trabalhar o dia todo e depois ter que enfrentar um trânsito terrível para entra pelas portas de uma instituição privada de ensino superior. Enquanto isso, os mais capacitados tem condições e tempo para se prepararem para ocupar as melhores instituições de ensino público, que na essência deveria atender aos mais desprovidos. Onde está a justiça nesta questão?
Inconstitucional é os desiguais serem tratados iguais na medida de sua desigualdade. O sistema de cotas, talvez não seja a melhor solução, mas enquanto o caminho da igualdade e justiça social continuar distante de nós, por enquanto é a melhor solução. Direitos humanos já!

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger