Desrespeito aos Direitos Humanos


“Forçaram mulheres em Sião; as virgens nas cidades de Judá. Os príncipes foram por eles enforcados. As faces dos velhos não foram reverenciadas” Lamentações 5.11
Algumas notícias que permearam este mês de dezembro, último do ano,  no Distrito federal e no mundo foram: “Idosa é violentada  em condomínio”. “Corpos de dois homens são encontrados decapitados”  “Estupro coletivo causa revolta na Índia” Alguma semelhança com o texto acima das Escrituras Sagradas? Para quem não acredita nas santas palavras, não! Mas para nós que cremos que tudo o que acontece nos dias de hoje já estava previsto a muito tempo, tem um significado relevante.
O ser humano longe de Deus e senhor de seus próprios pensamentos vem revelando suas fraquezas ao tomar atitudes que causam espanto em alguns, porém não mais nenhuma surpresa no meio de uma sociedade vazia de preceitos e conceitos, digo em sua grande  maioria. Gente famosa deixa escapar de seus lábios palavras sem nenhum conteúdo, mas sempre são ouvidas, pois tem diversos seguidores e fãs que pouco avaliam sobre o significado das mesmas.
Direitos humanos que tem uma importância fundamental para um bom convívio de cidadãos são atropelados sem que ninguém possa ao menos gritar, por favor, parem com isso. E por  outro lado,  vozes solitárias tentam reverter um quadro caótico de imoralidade e perversidade, mas são praticamente isoladas por aqueles que exploram a fraqueza alheia.
O poeta uma vez disse:  “Desrespeito aos idosos  parte da sociedade” sim, parte do sentimento “cultural” de um geração que acostumou –se  a valorizar o que é jovem e tem na utopia dos projetos a sensação de que nunca ira envelhecer, mas de certa forma é até lógico este pensamento , pois a morte prematura  jovens demonstra isso.
Mas o tempo passa e vidas vão se perdendo como se não tivessem nenhum valor, e isto,  bem perto da indiferença de muitos que por elas passam sem ter respeito ou consideração. Aonde vamos parar, se como diz texto acima descrito, nem as faces dos idosos foram reverenciadas? E quanto a nós? Devemos causar em nosso interior uma espécie de revolução espiritual e intelectual para sermos uma bússola para os navegantes perdidos no mar da vida. Esperança para aqueles que a própria vida já lhes negou qualquer chance de resistência. Vamos mudar alguma coisa a partir de agora, amanhã será tarde demais.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger