Ciclo de Palestra chega à Candangolândia


Nesta manhã de sexta-feira (26/04), a Secretaria do Idoso promoveu a palestra "Qualidade de Vida", que faz parte do Ciclo de Palestra, programa desenvolvido pela SEI.No Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, localizado na Candangolândia, se reuniram adolescentes, jovens e idosos no intuito de saber mais sobre a importância de se ter hábitos saudáveis para se alcançar um envelhecimento de qualidade.
Segundo a palestrante, psicóloga Elza Maestro, os idosos precisam ter qualidade de vida e o jovem se prevenirem para alcançarem longevidade  "A atividade física é necessária, independente da faixa etária; além disso, é necessário exercitar a mente e se alimentar corretamente. São atitudes que devem ser tomadas diariamente", incentivou Elza. Durante a palestra ressaltou-se os cuidados peculiares a esta faixa etária. "Com o aumento da idade, o envelhecimento pode provocar a redução da visão e da audição, diminuição da massa muscular, alterações do equilíbrio e da mobilidade, além de mudanças fisiológicas. Por isso a necessidade de se ter maior zelo, maior atenção com pessoas idosas", enfatizou a psicóloga, conscientizando tanto idosos quanto jovens ali presentes.
O programa Ciclo de Palestras, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria desde 2012, esteve pela primeira vez na cidade de Candangolândia. O objetivo dele é conscientizar idosos e familiares sobre temas inerentes ao processo de envelhecimento, à valorização da pessoa idosa e ao respeito a seus direitos.
Para Quirino, a escola é um ambiente propício para mostrar como é fundamental o respeito e o cuidado para com a pessoa idosa, além de enfatizar a importância de valorizar quem tanto contribuiu para nossa sociedade. "Existe a ligação afetiva entre integrantes da família, o que contribui para se desenvolver uma consciência desde a infância de como se deve tratar o idoso. Nós continuaremos a realizar palestras como essa em escolas, assim estaremos contribuindo para que crianças, adolescentes e jovens entendam o que é valorizar a pessoa idosa e respeitar seus direitos, incentivando o convívio inter geracional", ressaltou Quirino.
No decorrer do evento, que também contou com a apresentação da peça teatral "Ação e Reação" do Grupo Voz da Experiência, foi aberto espaço para discussão e perguntas sobre o tema abordado.
Neste momento, a Sra. Maria Maia Leal, de 80 anos, pediu a palavra e emocionada aconselhou os jovens presentes. "Meus filhos, respeite os idosos, cuide muito bem de seus avôs. Porque nós, idosos, precisamos de vocês, necessitamos muito de carinho e amor", todos se comoveram com seu apelo. Ela continuou enfatizando:"É muito comum os jovens não cederem os assentos reservados aos idosos, o que é uma falta de respeito aos nossos direitos. Além disso, não se preocupam em ajudar um idoso a subir ou descer do ônibus, onde esta a solidariedade!?"
Em maio, o Programa Ciclo de Palestra estará em Samambaia Sul, Sobradinho, Itapoã, entre outras localidades.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger