Secretaria do idoso participa de mais uma ação em prol dos idosos


A Secretaria do Idoso foi convidada pelo "Grupo Auto Massagem", do Centro de Saúde nº 1 - Guará I, na manhã de para participar de duas palestras direcionadas aos idosos. A primeira, sobre "Autoestima e Qualidade de Vida", foi ministrada pelo gerontólogo, Dr. Flávio Noronha. Segundo ele, ter qualidade de vida, é ter hábitos saudáveis, sempre respeitando os aspectos sócios culturais e priorizando os alimentos regionais. E afirmou que, autoestima não é algo que se tem, mas que se desenvolve.
O segundo palestrante, o Dr. Lucemir Maia, médico cardiologista, ministrou a palestra "12x8", uma analogia sobre a pressão ideal. Esclarece que, hipertensão arterial é quando uma pessoa apresenta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, um dos valores (máximo e mínimo) alterados ou pressão arterial acima de 14x9. O cardiologista explica que as causas da hipertensão estão aliadas a fatores genéticos como: obesidade, sedentarismo, stress, o consumo excessivo de álcool e sal. E enfatiza que fazer atividades físicas, ter uma alimentação saudável são os melhores remédios para hipertensão.
Na mesma ocasião a Secretaria Especial do Idoso esteve presente a uma ação realizada no Rotary Club de Taguatinga Sul, onde levou o Programa Secretaria Comunitária que tem por objetivo oferecer a população idosa atendimentos em diversas áreas. Na oportunidade foram atendidos 103 idosos, e o maior número de reclamações referem-se ao desrespeito aos direitos do idoso nas empresas de transporte.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger