Órgão público terá de ir a casas de idosos enfermos



O Senado aprovou ontem projeto que obriga a realização de atendimento domiciliar por órgãos públicos para idosos que estejam enfermos. O texto acaba com a exigência para que os idosos compareçam aos órgãos pessoalmente para resolver problemas burocráticos do seu interesse ou da própria instituição - como a perícia médica do INSS. O atendimento domiciliar é assegurado nos casos em que o assunto é de interesse do órgão público que fica responsável por realizar o contato com o idoso para a ida à sua residência. Nos casos em que o interesse for do idoso, ele fica autorizado a se representar por um procurador legalmente constituído.

SA N Ç Ã O
O atendimento domiciliar fica obrigatório nos casos de perícia
médica do INSS ou expedição de laudo médico de saúde necessário para o exercício de seus direitos sociais ou isenção tributária. O laudo deve ser emitido, segundo o texto, pelo serviço público ou privado de saúde que integre o SUS. Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, ele segue para sanção presidencial se não houver pedido para análise em plenário. Há uma norma do INSS que determina a realização de perícia médica do segurado no hospital ou em sua residência, mas como a regra nem sempre é cumprida, os Congressistas querem torná-la uma determinação legal.
A autora do projeto, a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), lembrou que a lei evitará episódios como o do INSS, que obrigou os aposentados a comparecer pessoalmente nas longas filas daquela instituição para recadastramento dos benefícios.


Reprodução: Jornal de Brasilia
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger