Idosos comemoram lei que garante prioridade em embarque de ônibus



Após a lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que altera o Estatuto do Idoso e garante que as
pessoas com mais de 60 anos tenham prioridade no embarque e desembarque dos ônibus do transporte público coletivo, os idosos de Campinas comemoraram a mudança. A lei foi sancionada em 18 de dezembro e passou a valer no dia seguinte, quando foi publicada no Diário Oficial da União.

A aposentada Conceição Garcia afirmou que espera que a nova lei seja cumprida, já que, segundo ela, muitas pessoas desrespeitam os idosos na hora de embarcar e desembarcar dos coletivos. "Não tinha que ser necessário que se criasse uma lei para isso. As pessoas tinham que ter educação, mas como muita gente não tem, ainda bem que agora tem uma lei que obriga que a gente seja respeitado", disse.

Já a aposentada Maria Aparecida Bassi ficou feliz com a mudança que prioriza a segurança dela nos embarques e desembarques, mas afirmou que comemoria a criação de qualquer tipo de lei. "É muito bom que a gente tenha prioridade, mas na verdade qualquer lei é boa. Assim cada vez mais as coisas ficam em ordem", afirmou.

12% da população

A nova lei beneficia uma parcela significativa da população de Campinas. Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)n de 2010, a metrópole tem 12,4% dos moradores com 60 anos ou mais, o que represetava na é poca 133,8 mil moradores.

A lei sancionada pela presidente ainda prevê que idosos que não podem se locomover ou que estejam acamados não precisam mais comparecer a órgãos públicos para comprovar sua condição de saúde.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) é o órgão responsável pela fiscalização dessa lei. Entre as punições, estão advertência, multa e possíveis afastamentos ou demissões dos responsáveis. Para fazer denúncias de reclamações, as pessoas podem ligar no telefone da agência: 0800 727 8377.


Fonte: G1
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

10 de janeiro de 2014 às 15:13

essa mudança, são somente para os idosos de São Paulo? e o resto do País?

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger