Ricardo Quirino fala de números de denúncias e abandono contra Pessoa Idosa no DF


O Correio Braziliense desta segunda-feira (24), traz uma reportagem da jornalista Mariana Laboissière sobre a triste realidade vivido por muitos idosos,  o abandono. Muitos deles vivem sozinhos, outros em casa de repouso ou internados em hospitais públicos e mesmo com alta médica, muitos permanecem nas unidades por não terem para onde ir.

O  Secretário do Idoso Ricardo Quirino, comenta dos números de denúncias de abandono que chega na Secretaria do Idoso,  através do Disque Idoso  através do telefone 156 opção 8, que registou 95 casos de abandono e negligência.
Acompanhe a matéria abaixo:

    A faixa Etária do abandono 

No armário do quarto, há roupas de pessoas que ele não conheceu. São doações sem rostos, de quem não lhe deu conversa, abraço ou aperto de mão. A solidão da vida está estampada no vazio do porta-retratos. A foto, ele diz ter jogado fora por um motivo que preferiu esquecer. Há três anos, seu Joaquim* vive em um lar de idosos no Núcleo Bandeirante e, há meses, não recebe qualquer visita. Mineiro da cidade de Monte Carmelo, ele é um entre tantos donos de histórias de abandono no Distrito Federal. Elas extrapolam paredes de asilos e casas das repouso. Estão em sinais de trânsito, residências decrépitas e leitos de hospitais.Em algumas unidades públicas de saúde, como a da Asa Norte, a média mensal de esquecidos em idade avançada gira em torno de quatro por mês (veja ilustração).

Alguns, mesmo tendo alta clínica, permanecem meses, quando não anos hospedados em um quarto destinado a doentes. Desabrigados no mundo, ocupam leitos que também não são seus por direito. Hoje, não passam de estatísticas negativas para o sistema, mas um dia já foram pais, filhos e irmãos de alguém. “Os idosos, principalmente, dão entrada e acabam ficando. Temos dificuldade de encaminhá-los para casa, pois, geralmente, não há domicílio registrado”, conta o coordenador-geral da regional norte, Renato Alves Lima.

Um dos casos recentes no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é de seu Ribamar*, internado há seis meses em estado grave. Não fala, não anda: sequelas de um acidente vascular cerebral. O quadro requer atenção. O senhor de 67 anos e cabelos grisalhos padece também de pneumonia. Dizem que ele perdeu a família em um acidente automobilístico, mas certeza ninguém tem. O destino fica nas mãos de estranhos. Se apresentar alguma melhora, assistentes sociais devem encaminhá-lo para uma instituição especializada, já que os parentes ninguém achou. “Não é fácil encontrar uma entidade que os receba. Poucas têm vagas. Mais difícil ainda é encontrar um lugar que mantenha os cuidados médicos”, revela Lima.

No DF, em 2013,0 pelo menos 95 relatos de abandono e negligência chegara, ao executivo, as denúncias foram recebidas pela ouvidoria da Secretaria do Idoso pelo telefone 156 opção 8. O chefe da pasta, Ricardo Quirino, afirma que o número aumentou dr comparado a anos anteriores. Mas, para ele, isso é reflexo do maior nível de esclarecimento da População.
"Comparados ao de outra regiões do Brasil, esses números  são pequenos. Mesmo assim, o GDF está  \atento. Em 2015, será concluída uma unidade  com 44 vagas para idosos", adianta. O Secretário joga luz para Ceilândia - Região administrativa mais problemática. "Ela sempre pontua com índices negativos relacionados à violação dos direitos dessas pessoas", afirma.

 Fonte: Correio Braziliense
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/03/24/interna_cidadesdf,419073/idosos-vivem-sozinhos-em-casas-de-repouso-ou-internados-em-hospitais.shtml
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger