Dica: Use sempre a primeira pessoa no plural para falar





Quando você vencer, não diga "eu venci"! Diga sempre " Nós vencemos". Mesmo que você seja um atleta de modalidade individual, você só conseguiu vencer porque foi auxiliado por um treinador, um preparador físico, um nutricionista, e quem sabe um psicólogo.

Quando você fizer grande venda, não diga "eu fechei uma grande venda", Diga " nós fechamos..."uma vez que você só conseguiu vender porque dispunha de bons produtos, bons preços, uma equipe que fabricou o produto, transportou, armazenou, catalogou e contabilizou etc.

O vencedor do Nobel de Física de 2011, Brian Schimidt, foi bastante honesto ao afirmar que só ganha prêmio Nobel a partir do esforço coletivo. Ou seja, não é uma pessoa que ganha o Nobel, mas todas as pessoas que, direta ou indiretamente, tornaram possivél a conquista.

Veja, por exemplo, o que disse José Roberto Tambasco, diretor do Grupo Pão de Açucar, em um aentrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo, em 10 de março de 2013, sobre a ida do hipermercado a cidades menores; "Cinco anos atrás, se você me perguntasse se eu iria para Paulínia, eu diria que era uma cidade muito pequena. Hoje já estou lá". Lendo assim parece que o próprio José Roberto é que foi vender produtos em Paulínia e não o hipermercado pão de Açucar.

Você não acha que "um hoje já estamos lá" ficaria mais elagante e profissional?

Curiosidade: em discursoproferido em 15 de janeiro de 2011, Hugo Chaves( 1954-2013) usou nada menos que 489 vezes a palavra "eu".


Fonte : livro Marketing Pessoal - Dez Etapas para o Sucesso!
Sady Bordin
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger