Direitos Humanos discute política nacional de cuidadores nesta terça


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza audiência pública nesta terça-feira (15), às 14 horas, para discutir a construção de uma política nacional de cuidadores com o Governo federal e a sociedade civil. De acordo com o requerimento do deputado Renato Simões (PT/SP), a ação de cuidar exercida pelos familiares ainda não recebe o destaque que merece nas políticas públicas. “O cuidador é um ator demasiadamente importante na vida das pessoas com doenças raras e deve ser considerado quando se discute educação em saúde e políticas de assistência social”, destaca o parlamentar.


É possível que sejamos chamados a cuidar de alguém. Pode ser uma esposa, o marido, o filho, o pai, o amigo. "Ao ser chamado para ajudar, a maioria de nós não estará preparada. Ainda mais quando esse alguém é portador de uma doença rara", destaca o deputado.

O requerimento destaca ainda que mulheres realizam uma gama maior de cuidados que os homens. Na audiência pública da CDHM, será debatido ainda a formação específica de cuidadores em cursos presenciais ou à distância.

Foram convidados para a audiência pública, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Governo federal, Eleonora Menicucci; a diretora de projetos do Instituto Baresi do Rio de Janeiro, Adriana Dias; a subcoordenadora do Instituto Baresi de Pernambuco, Liliam Pollyana Ferreira; e a diretora jurídica do Instituto Baresi do Rio de Janeiro, Claudia Dischon.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger