Mais rigor na fiscalização dos Cursos de Cuidador de idosos é pedido de Ricardo Quirino durante audiência pública


O ex–deputado federal e atual Secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB-DF), participou na última terça-feira(15), na Câmara dos Deputados, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, de uma audiência pública sobre Política Nacional do Cuidador. O debate, que reuniu vários especialistas, abordou as políticas públicas em favor dos cuidadores.

Quirino que há três anos é responsável pela pasta do Idoso no Distrito Federal, citou vários pontos importantes, dentre eles, a situação jurídica do cuidador, a flexibilização na aposentadoria para pessoas que deixam de exercer o trabalho para se tornarem um cuidador, e a fiscalização que se deve ter, em relação a cursos de cuidadores anunciados em cartazes e faixas espalhados pelas cidades.


“Nos deparamos todos os dias com anúncios de cursos de cuidadores, será mesmo que aquele anunciante está apto a ministrar cursos?”, indaga Quirino, pedindo uma fiscalização do próprio Conselho do Idoso, neste caso.

Em sua exposição, a diretora de Projetos do Instituto Baresi (organização direcionada a pessoas com doenças raras), Adriana Dias, defendeu políticas públicas de amparo ao cuidador, nos âmbitos da saúde psicológica, do convívio social e da geração de renda.

Já o coordenador-geral de Estudos Previdenciários do Ministério da Previdência Social, Emanuel de Araújo Dantas, disse que a criação de benefício previdenciário para os cuidadores, semelhante ao existente para os aposentados por invalidez, não pode ser feita de imediato, por depender de estudos sobre a disponibilidade orçamentária.

Para a coordenadora de Certificação e Orientação Profissional do Ministério do Trabalho e Empego, Mariângela Coelho, incluir os cuidadores na classificação brasileira de ocupações (CBO) é importante para consolidar o perfil profissional dos cuidadores e direcionar a eles cursos específicos.

De acordo com a Comissão, a criação de grupo interministerial, de que participará a sociedade civil, e a realização de novo debate em dezembro são os próximos passos para a criação da Política Nacional de Cuidadores.

Edição Jamile Reis – Agência PRB Nacional
Fonte e fotos: Socorro Araújo – Ascom Ricardo Quirino
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger