Auditório lotado no encerramento da 4ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa



Na manhã desta quarta(10), encerrou-se a 4ª edição da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, inserida no Calendário Oficial do GDF através da Lei 4.964/2012, de autoria do Deputado Distrital Evandro Garla. O tema abordado foi "O olhar dos Direitos Humanos acerca do Estatuto do Idoso", e teve por objetivo conscientizar a população acerca da posição do idoso como protagonista dos direitos humanos.

O evento contou com palestras de especialistas na área do envelhecimento, entrega de certificados para alunos do curso de línguas, além de apresentações culturais.

Centenas pessoas prestigiaram a solenidade, dentre os quais idosos, autoridades, representantes de vários grupos do Distrito Federal e alunos do Curso de Direito de diversa instituições de ensino, lotando o Auditório da OAB/DF.

Para o Secretário Ricardo Quirino, o seminário alcançou o seu objetivo. "A maneira como se desenvolveu o evento e a participação ativa da população idosa que, por diversas vezes aplaudiram e ratificaram o que era dito pelos palestrantes, demonstra o grau de maturidade daqueles que estiveram ali presente," declarou.
Segundo Quirino, a Secretaria do Idoso tem desempenhado um grande trabalho em busca da dignidade.
"Durante esses  três anos e meio,  a Secretaria Especial do Idoso lutou e luta pela dignidade, melhoria de vida e valorização da pessoa idosa, esse foi o trabalho que desempenhamos. Formamos 11 turmas de inclusão digital para idosos,  passeios,  cinema gratuita, - incluindo a colônia de férias dos idosos no Zoo e palestras. Idoso é vida", concluiu.

A assistente social Maria Luciana Leite, destacou a Gerontologia como instrumento de defesa dos direitos humanos da pessoa idosa."A Gerontologia é múltipla, é a família, o idoso e o Estado. A melhor idade é a que vivemos agora. Temos que dá vida aos nossos anos vividos. Só fica velho quem vive. Todo mundo tem algo para ensinar e aprender, não importa a idade".

Já para o professor de Direito Internacional na Universidade Paulista, Arion Louzada, a pessoa idosa precisa de cuidados, ter seus direitos respeitados e garantidos na constituição, ser amado e ter dignidade.

“A vida é dom de Deus. Ser velho é ser mais. O idoso requer proteção, e essa proteção começa na família. Temos que construir a sociedade do sentimento, da solidariedade, do respeito para com o próximo, e o idoso vamos valorizar a pessoa idosa”, declarou.




Curso de Línguas

Além dos debates, os convidados puderam se divertir ao som da música da D. Diva e Sr, Rabelo como também prestigiaram a certificação dos idosos concluintes do curso de línguas, também projeto da Secretaria do Idoso.
Alunos concluintes do curso de línguas

Maria Irene de Menezes, 65 anos, uma das formadas, vibrou pela conclusão" Agradeço a Secretaria por essa oportunidade, um aluno ajudou o outro, houve uma ótima interação. Agradeço a Secretaria do Idoso pela oportunidade.

Já o senhor Ivan Carvalho Boccanera "O curso de línguas foi fantástico, veio no momento em que eu mais precisei. O idoso é manancial da cultura do povo. A memória está em tudo que carregamos na vida. Construímos o futuro com alicerce do passado. Nós temos muito o que aprender com os jovens e eles conosco. Somos história viva," contou.

A ação é resultado da parceria estabelecida entre a Secretaria Especial do Idoso e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional DF, que mantém nas instalações da SEI um Núcleo de Assistência Jurídica para idosos de baixa renda. Para maiores informações sobre este serviço, entrar em contato com a Secretaria através do telefone 3245.3969 R.: 218.


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger