Ricardo Quirino assume presidência do PRB Goiás no sábado (07)



Ricardo Quirino foi indicado pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, para comandar o PRB no Estado de Goiás. O republicano assume o posto no lugar de Fernando Mendes. A cerimônia de posse acontecerá no próximo sábado (07.03), na Câmara Municipal de Goiânia, às 10h, e contará com a participação especial do presidente Marcos Pereira, de várias autoridades republicanas, militantes, amigos e apoiadores. Quirino terá a missão de alavancar a legenda no Estado, agregar novos filiados, bem como trabalhar projetos estratégicos para fortalecer a representação doPRB nas câmaras municipais e prefeituras goianas, nas eleições de 2016. Sempre participou de atos políticos que contribuíram para o fortalecimento da democracia, a exemplo dos movimentos estudantis e “Diretas Já”. Veio para oPRB por acreditar nas propostas inovadoras de mudança e nas ideologias da agremiação, na busca de ações que mudem o cenário político do Brasil, que infelizmente, hoje, passa por um total descrédito por parte da população. Assumiu a suplência de deputado federal em 2006 e, em 2011, assumiu o comando da Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal.
O republicano concedeu entrevista a Agência PRB Nacional e falou sobre o novo desafio, quais as metas e projetos a serem implementados em sua gestão para o crescimento do PRB Goiás, bem como sobre a contribuição do movimento PRB Idoso, na qual é coordenador nacional, para a implantação de políticas públicas que beneficiem a pessoa idosa.

Entrevista
Portal PRB: Como avalia este novo desafio de comandar o PRB no Estado de Goiás?
Ricardo Quirino - Encaro este novo momento com muita seriedade e compromisso. O PRB se destacou nas últimas eleições a nível nacional, sendo a legenda que mais cresceu no Brasil. Receber a indicação do presidente Marcos Pereira para comandar o único partido que 10 no Estado de Goiás nos traz a responsabilidade de saber que temos um compromisso, acima de tudo, com o meu partido, com o povo e com os filiados.

Portal PRB: Já existe algum projeto em andamento com vistas ao crescimento da legenda?
R Q - Inicialmente, estamos conversando com várias lideranças que querem, por meio da política, a transformação para as suas cidades. Nosso principal objetivo é aumentar o número de vereadores em todo o Estado, principalmente nas grandes cidades, a exemplo de Anápolis e Trindade, que tem uma contribuição especial e fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado em vários aspectos – econômico, político e social, bem como reorganizar as bases do partido. Em 2008, foram eleitos 21 vereadores. Hoje, o PRB conta com 37 cadeiras nas Casas Legislativas Municipais. A meta para as eleições municipais de 2016 é, no mínimo, dobrar esse número. Também vamos trabalhar para atingir o maior nível de prefeituras nas eleições majoritárias. Isso será feito com muito diálogo e de modo democrático. Vamos mostrar que o PRB quer contribuir de forma efetiva para o progresso do Goiás, não apenas no aspecto político, mas com a implementação de políticas públicas que beneficiem de fato a sociedade. Goiás está passando por uma transformação muito grande e o PRB não pode ficar fora deste cenário.

Portal PRB: Como estão os preparativos para as eleições municipais de 2016?
R Q – Estamos nos movimentando mesmo estando há pouco menos de dois anos para a realização das eleições. OPRB tem dando ouvido às lideranças e conversando com as pessoas que queiram fazer parte deste projeto. Estamos, ainda, preparando projetos para somar forças e mudar o consentimento das pessoas em relação à política. Queremos mostrar que o PRB é um partido sério, que foi bem representado nas urnas nas eleições passadas e que agora vai cumprir o seu papel em benefício da sociedade.

Portal PRB: Como será a atuação dos movimentos sociais e setoriais do PRB em sua gestão?
R Q – Vamos reestruturar todos os movimentos ao longo de 2015. Eles são o braço forte e têm uma contribuição fundamental no desenvolvimento da política e do partido. São os movimentos que acompanham de uma maneira mais direta o que está acontecendo na sociedade. Esse braço social do PRB  é que traz para nós o “Raio X” de tudo aquilo que a sociedade está vivendo.

Portal PRB: O que viu no PRB um partido diferencial para ingressar na política?
R Q - Comecei a me envolver com a política, ainda, muito jovem. Participei de movimentos estudantis e da campanha “Diretas Já, época em que residia no Rio de Janeiro. Já em Brasília, fui convidado a ingressar em outra agremiação e comecei a estreitar, ainda, mais os laços com a política. Foi aí que conheci o PRB e aceitei o convite de me filiar. O que me chamou a atenção foi a política e a ideologia da agremiação que possui propostas inovadoras de transformação. Meu primeiro cargo eletivo foi em 2006, quando assumi a suplência de deputado federal. Já em 2010, atuei uma parte do meu mandato na Câmara dos Deputados e depois fui convidado a liderar a Secretaria Especial do Idoso no Distrito Federal, que tinha um trabalho estritamente social. Agora, fui indicado para somar forças para o desenvolvimento da política no Goiás. Ingressar no PRB foi a maior atitude política que pude tomar, pois é um partido que nos dá liberdade, tranquilidade para trabalhar, além de ser uma agremiação de visão.

Portal PRB: O nome do senhor está sendo cogitado para disputar algum cargo eletivo?
R Q – Não. Minha missão aqui no Goiás é propor e implementar estratégias com o objetivo de alavancar o PRB, bem como somar forças para a eleição do maior número de vereadores e prefeitos, sendo esta uma meta de curto prazo.

Portal PRB: Como vai conciliar a presidência do PRB Goiás com a coordenação nacional do PRB Idoso?
R Q - Vamos continuar trabalhando para fortalecer o movimento em todo o Brasil. A população está envelhecendo e as políticas públicas para a pessoa idosa envolve várias situações, isso porque, geralmente, o idoso pontua desvantagens. Um fato é que os idosos lideram a lista de analfabetas no Brasil. Trabalhar com políticas públicas com vistas ao envelhecimento envolve ações na área da saúde, educação, esporte, segurança e outras. Vamos escolher pessoas que realmente queiram agregar a essa bandeira e intensificar os debates sobre a valorização do idoso com a participação de profissionais e com os próprios idosos. A população está envelhecendo e isso é um fator irreversível. Não temos como fugir dessa questão.

Portal PRB: Quais suas propostas para a valorização da pessoa idosa no Estado de Goiás?
R Q – Vamos lutar para criar uma Delegacia Especializada do Idoso, bem como para que os direitos previstos no Estatuto do Idoso saiam do papel.  Além disso, fazer com que os processos que envolvem a pessoa idosa tramitem como uma celeridade maior. Vamos propor, ainda, a criação de espaços públicos para a prática esportiva, já que temos essa ligação direta com o Ministério do Esporte. Dessa forma, vamos contribuir para a saúde dos idosos e reduzir o número de pessoas nos hospitais, uma vez que a prática do esporte é essencial para o gozo de uma boa saúde.

Portal PRB: Quais suas considerações …
R Q - Agradeço ao povo goiano e aos nossos militantes que nos receberam de braços abertos para nos apoiar nesta causa. Convido todos a fazerem parte desta festa da democracia, no próximo sábado (07.03), na Câmara Municipal de Goiânia, onde estarei assumindo o comando do PRB/GO.

Por Laize Andrade – Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger