Santa Catarina tem 86 cidades em situação de emergência

Estão em calamidade pública 11 municípios; tempo está estável no Estado

Apesar de o tempo estar estável em Santa Catarina desde o último sábado (10), o Estado não para de calcular o prejuízo das chuvas e já tem 86 municípios em situação de emergência e 11 em estado de calamidade pública de acordo com informações da Defesa Civil, nesta quarta-feira (14). Mais cidades devem decretar emergência até o fim da tarde. 

As cidades em calamidade pública são: Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Taió, Rio do Oeste e Trombudo Central.
O balanço da Defesa da terça-feira (13) , último a ser divulgado, tinha 15.539 desabrigados e 978.580 mil pessoas afetadas. Como não chove forte, esse número está diminuindo e a população volta aos poucos para casa e trabalha na limpeza das residências e das ruas. O número de atingidos corresponde a 15% de toda a população do Estado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ao todo, 99 cidades foram atingidas pelos alagamentos e enxurradas. De acordo com o órgão, só nos primeiros dias de setembro choveu 200 milímetros no Vale do Itajaí, uma das regiões em que a chuva causou mais estragos neste ano. A média máxima para todo o mês é de 170 milímetros.
Lama
O órgão estadual orienta aos moradores que tomem cuidado com a lama das enchentes, que proporciona alto poder de infecção. Entre os cuidados, estão lavar as residências, assim como pás, enxadas e baldes, com luvas, água, sabão e panos, para evitar leptospirose.
Para desinfetar o ambiente, outra medida recomendada é diluir água sanitária na proporção de quatro copinhos de café para um balde de 10 litros de água. No lado externo das casas, o indicado é espalhar cal.
A Defesa Civil também pede aos moradores afetados que desliguem a rede elétrica para limpar conexões e tomadas sujas de lama.


Postado por r7.com

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger