A Secretaria Especial do Idoso juntamente com o Governo do Distrito Federal e o Conselho dos Direitos do Idoso promoveram nos dias 12 e 13 de setembro a III Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa no auditório da Legião da Boa Vontade- LBV com o tema “O Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, a fim de conferir e propor avanços para a consolidação das políticas públicas e da conquista do envelhecimento com dignidade em nosso país.
A conferência reuniu cerca de duzentas pessoas entre idosos, sociedade, gestores das políticas e conselheiros que assumiram um compromisso efetivo em prol da conquista de um envelhecimento digno para a população brasileira.
Secretário com outras autoridades compondo a mesa |
Várias autoridades que defendem a causa do idoso, também compareceram na solenidade de abertura realizada na última segunda-feira (12) dentre eles estavam: O secretário do Idoso, Ricardo Quirino(PRB-DF), a Promotora de Justiça da Pessoa Idosa Sandra Julião, a presidente do Conselho da Pessoa Idosa Dra Paula Regina, o deputado Distrital Evandro Garla (PRB-DF) entre outros.
Para o secretário do Idoso Ricardo Quirino, uma nova etapa se inicia nessa luta que é conscientizar a população da valorização a cerca dos direitos da pessoa idosa “O futuro é construído quando aprendemos a valorizar aqueles que contribuíram e ainda tem muito para contribuir na sociedade”, disse o secretário Quirino.
O evento foi contemplado com uma programação variada que visava discutir e fortalecer ações em prol do idoso. Os destaques das discussões ficaram com temas acerca do Envelhecimento e políticas de estado: pactuar caminhos intersetoriais; Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos e as Diretrizes orçamentária, plano integrado e orçamento público da União, Estado, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar.
Socorro Araújo
Postar um comentário