Estádio Nacional recebe elogios da FIFA

Representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e do Comitê Organizador Local (COL) realizaram, nesta terça-feira (17), a primeira visita técnica de 2012 ao Estádio Nacional de Brasília (ENB). Em menos de seis meses desde a última vistoria, os enviados se surpreenderam com a rapidez com que o lugar tem se desenvolvido. Impressionados com os resultados, os consultores elegeram a arena como modelo de qualidade, rapidez e sustentabilidade.
Representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA)
“Há cerca de um ano havia apenas uma coluna. O que vemos hoje é um trabalho impressionante que pode ser destacado pela rapidez, qualidade e empenho de entregá-lo a tempo da abertura da Copa das Confederações”, elogiou Charles Botta, consultor especial de estádios da FIFA. Nesta visita, os consultores encontraram a arquibancada inferior totalmente concretada e a intermediária em estágio avançado de finalização.
O Estádio já está com 50% das obras concluídas. É um dos mais adiantado do País. Para não perder o pique, cerca de três mil operários trabalham em três turnos pela conclusão do lugar que receberá a abertura da Copa das Confederações, sete jogos da Copa do Mundo, as Olimpíadas Mundiais Escolares, os jogos de futebol das Olimpíadas de 2016 e outros eventos.
“Vamos inserir a cidade em um intenso calendário internacional de eventos. Para isso, vamos entregar o Estádio Nacional dentro do prazo estabelecido, que é 31 de dezembro de 2012”, garantiu o secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro.
Além do prazo e da qualidade dos serviços, outro aspecto de grande relevância é a sustentabilidade, que tem sido levada a sério pelo Governo do DF. O Estádio Nacional de Brasília caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum ¯ entregue após a conclusão da obra ¯ é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Atualmente, não existe nenhum estádio de futebol no mundo com esta marca.
O governador do Distrito Federal e presidente do Comitê Organizador Brasília 2014, Agnelo Queiroz, destaca que o Estádio Nacional será um legado para a cidade, para os próximos 50 anos, já que será uma arena multiuso adequada, inclusive, para eventos e shows de grande porte.
Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, será realizada licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento administre o estádio e potencialize o desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego na capital federal, além de pagar o aluguel da arena. A empresa vencedora ficará responsável por inserir Brasília em um calendário de eventos e shows internacionais, mantendo a economia da capital federal aquecida.

Fonte: SETUR-DF
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger