ONU celebra abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 como símbolo da inclusão 29 de agosto de 2012 · Destaque



A maior edição os Jogos Paraolímpicos será aberta hoje (29), em Londres, com mais de 4.200 atletas vindos de 166 países competindo em 21 modalidades esportivas. Do ponto de vista das Nações Unidas, os jogos oferecem uma grande oportunidade para continuar avançando na inclusão e no empoderamento de pessoas com deficiência ou incapacidade, dentro e através do esporte.
“Para as Nações Unidas, os esforços do Movimento Paraolímpico são de grande importância, tendo em vista promover a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, especialmente a referência ao esporte devido às infinitas possibilidades que ele oferece para a inclusão e aceitação de diversidade”. Essa é a mensagem do Secretário-Geral para a inauguração do Mural Paraolímpico, que aconteceu ontem (28) na Vila Olímpica, em Londres, Reino Unido.

A mensagem foi entregue pelo Assessor Especial do Escritório das Nações Unidas sobre Esporte para o Desenvolvimento e a Paz (UNOSDP), Wilfried Lemke, que aproveitou a ocasião para lembrar que ”o acesso a esporte, atividade física e lazer é um direito fundamental para todos”.
A Convenção da ONU é o primeiro instrumento de vinculação legal internacional que trata dos direitos das pessoas com deficiência. A Convenção e seu Protocolo Facultativo foram adotados em 13 de dezembro de 2006 e entraram em vigor em 3 de maio de 2008. Desde então, já foi assinado por 153 países e ratificado por 119.
Os Jogos Paraolímpicos de 2012 são parte dos maiores eventos esportivos do mundo atualmente. “Os atletas paraolímpicos alcançam performances notáveis e têm a chance, a cada dois anos, de brilhar sob os holofotes e mostrar ao mundo do que são capazes”, disse Lemke. “Os atletas paraolímpicos são realizadores da mudança real e modelos, no sentido de que muito contribuem para mudar os estereótipos e a forma como, por vezes, olhamos para as pessoas com deficiência, assim como a forma como eles olham para si mesmos”, acrescenta. “O esporte é um equalizador maravilhoso e uma ferramenta muito eficiente para garantir a inclusão. Certamente, pode colocar todos em um campo de jogo nivelado. ”
Desde a preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Turim, em 2006, a Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas “Construir um mundo pacífico e melhor através do esporte e do ideal olímpico”, que institui a Trégua Olímpica, também foi incorporada aos Jogos Paraolímpicos. Em 17 de outubro de 2011, em Nova York, todos os 193 Estados-Membros da ONU copatrocinaram uma resolução da Assembleia Geral pedindo o respeito à Trégua, individual e coletivamente, durante todo o período que começou com o início dos Jogos da XXX Olimpíada, em 27 de julho, e termina com o encerramento do XIV Jogos Paraolímpicos, em 9 de setembro de 2012.

Fonte: Site ONU

Comentário

"O esporte em sua essência contem um exemplo que deveria ser seguido em todas as esferas da vida humana.Em todos os lugares ,nos quatro cantos do nosso mundo.Quando se lida com o ser humano, se estabelece uma relação de respeito e companheirismo.É claro,disputa-se lugar e  ao pódio,medalhas,mas nunca uma guerra entre classes sociais.As medalhas são para poucos,mas o respeito e a diginidade tem que ser para todos.defendo tudo o que é feito para a diminuição da desigualdade social,pois é sublime ver os mais incapacitados economicamente  olharem nos olhos de outros atletas mais favorecidos e dizerem: parabéns meus amigos".


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger