Prática Corporal – Atividade Física




 A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para doenças crônicas que são associadas a dieta inadequada e o uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre os idosos. O estilo de vida moderno propicia o gasto de maior parte do tempo livre em atividades sedentárias, como por exemplo, assistir televisão.
Idosos praticando atividades físicas
É preciso lembrar que a saúde não é apenas uma questão de assistência médica e de acesso a medicamentos. A promoção de “estilos de vida saudáveis” é encarada pelo sistema de saúde com uma ação estratégica.

Nesse processo, alguns aspectos são facilitadores para a incorporação da atividade física, como incentivo de amigos e familiares, a procura por companhia ou ocupação, alguns programas específicos de atividade física e, principalmente, a orientação do profissional de saúde estimulando a população idosa a incorpora\r um estilo de vida mais saudável e ativo.

A pessoa que deixa de ser sedentária diminui em 40% o risco de morte por doenças cardiovasculares e, associada a uma dieta adequada, é capaz  de reduzir em 58% o risco de progressão do diabetes tipo II, demonstrando que uma pequena mudança no comportamento pode provocar grande melhora na saúde e qualidade de vida.

Os benefícios da prática corporal/atividade física para saúde têm sido amplamente documentados. Os principais benefícios biológicos, psicológicos  e sociais proporcionados pelo desempenho da atividade física  que podem ser observado a seguir :



Alongamento antes da prática da atividade física
ü  Melhor funcionamento corporal
ü Redução por risco de morte por doenças cardiovasculares

ü  Melhora o controle da pressão arterial

ü  Melhora postura e equilíbrio

ü  Melhor controle do peso corporal

ü  Melhora o perfil lipídico

ü  Melhor utilização da glicose

ü  Melhora a enfermidade venosa periférica

ü  Melhora função intestinal

ü  Melhora Quadros álgicos

ü  Melhora a qualidade do sono

ü  Ampliação do contato social

ü  Correlações favoráveis com redução do tabagismo e abuso de álcool e drogas

ü  Diminuição da densidade, do estress, melhora o estado de humor e da auto estima. 


















  • Fonte: Caderno de Atenção Básica/ Envelhecimento 
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger