Ponto de vista: Os idosos e a exclusão


A exclusão vivenciada pela população idosa nos dias de hoje é reflexo de um cidadão idealizado pela sociedade. Ele é descrito em alguns livros, personificado em peças publicitárias e exaltado pela indústria da beleza – um ser jovem, forte e detentor de uma aparência apreciável. Porém, o cidadão ideal não é o que detém o vigor da juventude, mas o que não perdeu a capacidade de lutar por seus ideais; pois quem abre mão dessa luta morre aos poucos, independente de sua idade.

O idoso hoje participa de todas as transformações que ocorrem na sociedade. Não é alguém que fez parte da história, ele é a própria história, devido à sua experiência.
 
O que ele deseja como cidadão é ter a sua liberdade respeitada, como ensina o professor Dalmo de Abreu Dallari: “A Constituição brasileira de 1988 foi a expressão dos anseios de liberdade, das aspirações por justiça social e proteção da dignidade humana”.

Com base nesse princípio constitucional, busca-se uma sociedade mais igualitária e essa busca passa pelo respeito e pela valorização dos direitos das pessoas idosas. Esse é o tempo e o tempo é já.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger