Mudando o conceito




           Terceira idade ou melhor idade?  Qual a melhor nomenclatura? O que ela diz respeito?
Será que esse termo resume a velhice como um ponto final do desenvolvimento humano, onde só existe  doenças, medos e estagnação ou contempla a velhice como uma fase tão produtiva como qualquer outra? A velhice é um processo pelo qual todo ser humano vai passar, e é possível obter êxito nessa travessia.

            Faz-se necessário uma  mudança  no imaginário da sociedade quanto a inscrição errônea sobre o envelhecimento. O Próprio idoso já tem os seus fantasmas, que devem ser desmistificados e os seus sentimento negativos, ressignificados. Eles acabam reproduzindo  o comportamento do meio onde estão inseridos, passam a ser ver como são vistos pelos próximos; pessoas dependentes, incapazes, fracos e frágéis.
            Velhice não pode ser considerada como doença. É possível evelhecer com qualidade de vida , forte e produtivo, desde que sejam cultivados bem cedo hábitos saudáveis. Outra fonte geradora de bem estar e saúde para os idosos são as atividades físicas, independente da modalidade são totalmente adaptadas atentando para os limites funcionais dos seus praticantes.

            É importante salientar também o lazer, que restitui ao idoso o retorno a atividades antes abandonadas,  favorecendo a construção de novos vínculos, trocas  afetivas, motivações para buscar novas atividades, retomar projetos, participar de  passeios, etc.

            Outro aspecto que não deve ser negligenciado é quanto a produtividade do idoso. A idade não faz findar a sua capacidade criativa. E quando respeitada e valorizada, faz o idoso se sentir capaz, seguro e digno. Assegurar a sua inserção no mercado de trabalho é fundamental para manter a sua autoestima ajustada. Temos vários exemplos de pessoas que no envelhecimento produziram obras maravilhosas. Cita-se como exemplo Oscar Niemeyer com 104 anos, ícone da arquitetura moderna, reconhecido mundialmente pelas suas belíssimas construções, foi produtivo até o fim de sua vida.


“ A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”.
   Oscar Niemeyer.


 * Artigo publicado por Jaqueline F. Santos

 Assessora Especial 

Secretaria Especial do Idoso                                                                                                                                                    


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger