A importância dos avós na formação de filhos e netos é tema de palestra


foto: Emivaldo Almeida
Avós e netos atentos a palestra com Dra. Jaqueline Santos

Ricardo Quirino, Secretário do Idoso do DF, esteve nessa sexta-feira(22), na Escola Classe 14 de Sobradinho II, promovendo mais uma ação através do programa da Secretaria do Idoso,  Caravana da Solidariedade.

O evento foi marcado por um encontro intergeracional entre avós, pais e alunos que contaram com uma ampla programação cultural, além da palestra ministrada pela psicóloga Dra. Jaqueline Santos sobre : "A importância dos avós na formação de filhos e netos".
                                                                                                                                 foto: Emivaldo Almeida
Muito atentos, os idosos interagiram com a palestrante falando da importância de ser uma avó, a exemplo da D. Ivanlice Sousa, de 56 anos, que tem 18 netos e pode contar sua experiência de ser mãe, e agora avó. "Quando avó, o amor parece maior, temos o sentimento de cuidar, acolher, dar carinho, uma maior atenção, sem se preocupar com as obrigações que a mãe tem, de trabalhar, sustentar e educar. Hoje como avós, nossa preocupação é apenas protegê-los e mimá-los", conta.

Para Dra. Jaqueline Santos, os avós hoje são chamados de segundo pai e segunda mãe."Cabelos brancos significa experiência de vida riquíssima, por isso temos que aprender a valorizá-los", disse a psicóloga para avós e alunos lá presentes.

A Direitora da escola, Shirlene Emídio, declara que o evento é uma forma de dizer ao avô e a avó, o quanto são especiais na vida dos netos. "Eles tem um papel fundamental na criação de nossos filhos. Os alunos me vêem como diretora apenas. Hoje quero mostrar que também tenho família como eles, sou esposa, sou mãe e tenho também avó", disse a diretora que convidou sua mãe e sua avó para participar do evento.

A programação do dia seguiu com apresentação o do Grupo de Dança UFC - Unidos pela Força de Cristo que prestou uma linda homenagem aos avós presentes, emocionando a todos. Os alunos e avós também se divertiram muito com a apresentação da peça teatral "Ação e Reação", realizada por servidores da SEI.Os idosos puderam contar ainda com orientação jurídica e psicológica.

foto: Emivaldo Almeida
Sec. Quirino, diretora Shirlene com mãe e  avó 
Para o Secretario do Idoso Quirino, idealizador do programa, esse tema é muito importante e aconteceu nessa Escola de Sobradinho, pois tem o maior índice de crianças criadas pelos avós. "Nesta escola cerca de 60% das crianças moram com os avós ou passam a maior parte do tempo com eles.
 Por isso, a escola é um ambiente propicio para mostrar como é fundamental o respeito e a valorização dos netos para com os avós.

Existe uma ligação afetiva muito grande entre esses integrantes da família. Nós continuaremos a realizar essa pesquisa, e levaremos esta palestra a outras as escolas, focando a valorização do idoso e o respeito para com seus direitos", enfatizou Quirino.

O Deputado Evandro Garla prestigiou o evento. "É um prazer estar aqui ao lado do Secretário Quirino, prestigiando esse evento que fala da importância de se respeitar o vovô e a vovó", destaca Garla.

Mais fotos























Socorro Araújo
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger