Corrida e idosos: os segredos para chegar aos 60 anos com vitalidade






Atletas da Meia Maratona da Geleira, realizada na Patagônia argentina, esbanjam saúde e contam como conseguem envelhecer bem e felize





Envelhecer com saúde é uma das maiores preocupações das pessoas. Exames de rotina, alimentação regrada e exercícios físicos fazem parte da receita de todos os médicos para passar dos 50 anos com vitalidade. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na Meia Maratona da Geleira, realizada no último dia 6 no Parque Nacional Los Glaciares da cidade de El Calafate, na Patagônia argentina, um paraíso cercado de geleiras e natureza exuberante por todos os lados. E a exuberância também era notada naqueles que já passaram da metade da vida. Corredores na faixa dos 60 anos davam aula de alegria e disposição a quem simplesmente passava por eles. Pedro Marcondes, de 60 anos, já correu 18 maratonas e não se cansa de disputar meias: já foram mais de 150 em 40 anos de esporte.

Já corri no mundo inteiro, porque eu não gosto de repetir provas. O melhor costume que eu coloquei na minha vida foi a corrida. Deixa a cabeça arejada, é uma terapia. Eu estou envelhecendo e vou envelhecer correndo. Me sinto muito bem, e cada dia melhor assim.

Exatamente como Pedro se sente, a psicanalista argentina Noemi Lama, de 65 anos, afirma que o maior segredo da corrida é a geração de endorfina.
Estou envelhecendo e vou envelhecer correndo"
Pedro Marcondes

- Como psicanalista, sei da importância da endorfina. É um antidepressivo natural que ajudam muito, por isso estamos sempre alegres e com muita energia. Os esportistas não são deprimidos, são felizes, é fácil perceber. Com a endorfina, tenho muito mais energia para fazer o que eu quero, estudar e trabalhar. Mesmo hoje, ainda trabalho muito. A sensação de poder é indescritível.

A aposentada Adriana Gomez, de 59 anos, concorda com a amiga Noemi. Treinar todos os dias, alterando corrida, ciclismo e natação, a faz se sentir mais nova.

- Sinto que tenho muito mais vitalidade do que outras pessoas da minha idade. Minha resistência é imensa, parece que nunca me canso. Me sinto ótima, plena, e é a atividade física que me ajuda.


Quem está sedentário e quer começar a correr, precisa recorrer a um acompanhamento profissional primeiro, para evitar qualquer tipo de problema. É o que explica a fisioterapeuta Raquel Castanharo, colunista do EU ATLETA.
Pedro (casaco preto à esq.) e José Renato
(casaco vermelho) após a prova (Foto: Bebel Clark)

- A prática de corrida de rua é benéfica para pessoas acima de 60 anos, pois melhora a condição cardiorrespiratória e a qualidade de vida. A ideia de que idoso só deve fazer hidroginástica ficou para trás. Porém, para os sedentários que querem começar, é importante um acompanhamento profissional para que a atividade seja prescrita de forma gradativa e respeitando a individualidade do corpo de cada um. Para os corredores mais experientes, é importante manter a musculatura fortalecida, pois o avanço da idade pode trazer perda de massa muscular e força. Manter a musculatura forte protege as articulações de lesões e dores - disse Raquel.

O aposentado curitibano José Renato Fucci, de 61 anos, é do tipo de corredor que escolhe as provas de acordo com o lugar do mundo que quer conhecer. Praticante do esporte há 11 anos, José curte disputas cross country e defende o equilíbrio entre corpo e mente.

- Todo mundo precisa fazer uma atividade física, ainda mais quando está envelhecendo. Eu também pratico yoga, é importante para ter uma cabeça legal, além da alimentação. Isso tudo favorece o bem estar. Não me enxergo sem praticar esportes hoje. Treino todos os dias, só deixo a segunda-feira para descansar.
Na Patagônia, a Meia Maratona das Geleiras tem um visual estonteante (Foto: Bebel Clark/EU ATLETA)

Aparentando zero cansaço e animada como poucas pessoas no frio das geleiras da Patagônia depois de correr 21km, a empresária Teresinha Fontana, de 58 anos, já correu mais de 50 meias, e se diz mais feliz agora do que antes de começar a correr, há 10 anos.

- Amo correr porque solto todos os meus bichos e fico calma. Hoje percebo que estou ótima, atividade física é tudo na vida. E convenhamos, as mulheres acima dos 50 estão quebrando tudo na corrida - riu Teresinha.

Fonte: Globo Esporte - Rede Globo
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger