Envelhecimento é tema de Debate na Semana de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa



O auditório Luís Eduardo Magalhães do Centro Universitário Unieuro, foi palco de debates entre autoridades, educadores, alunos do ensino médio e Universitários, que se reuniram na manhã desta terça-feira (11), para participar do Fórum: Educação e o Processo do Envelhecimento, marcando assim, o segundo dia da II Semana de Combate a Violência contra a Pessoa idosa.
"Temos uma cultura de achar que envelhecer é uma punição, onde o ser humano associa velho com algo que não tem mais valor, e através de debates como este, alertamos a sociedade que o envelhecimento é um processo natural da vida" ,destacou o Secretário do Idoso Ricardo Quirino, na abertura do evento.
Os presentes interagiram através de perguntas, sugestões e comentários positivos a exemplo de Thiago França, estudante de Direito que acompanhou o evento e falou da importância de se discutir assuntos em relação ao idoso,
"É Fundamental os jovens participarem de debates relacionados aos direitos do idoso, temos de alguma forma mudar essa cultura de desrespeito com os idosos, esse é um dos maiores desafio que nós jovens temos hoje para não vivenciarmos isso no futuro", disse o estudante.
Já, a estudante Milena Viana, 11 anos da Expansão do Setor "O", pela primeira vez participou de um debate e fala como foi sua experiência: "O respeito deve estar acima de tudo, devemos respeitar cada vez mais os nossos pais e avós, pois sabemos que no futuro bem próximo também seremos idosos", concluiu.
Yara Rios, diretora da Escola Classe 13 de Sobradinho II, enfatizou que a conscientização deve começar desde cedo. "A valorização da pessoa Idosa deve ser iniciada bem cedo, desde o maternal, pois dessa forma se alcançará valorização de uma maneira mais rápida e dessa forma teremos cidadãos que irão crescer com essa consciência de respeito", conta.
Estiveram presentes alunos dos cursos de graduação das áreas de Direito, comunicação Social, Recursos Humanos, serviço social, das Instituições de Ensino Superior, Fortium, Unip e Unieuro, além de alunos CEF 31 de Ceilândia que vieram acompanhados da professora Ana Sheila. A mesa de debate foi composta pelo Secretario Ricardo Quirino como mediador, Yara Rios, diretora da Escola Classe 13 de Sobradinho II, Ana Sheila, diretora do CEF 31 de Ceilândia, Thiago França, estudante de Direito, Lúcio Rogério Santos,CEF Maria do Rosário, Eldon Luiz Zangrando, Reitor Acadêmico do Unieuro.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - RICARDO QUIRINO
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger