II SEMANA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA ACONTECE EM BRASÍLIA



A data marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência em 2006


Brasília-DF - A Secretaria Especial do Idoso promoverá, entre os dias 10 a 15 de junho, a II Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com objetivo de criar uma cultura de respeito, estimulando a prevenção e o enfrentamento a violação dos direitos do idoso.
"Criamos uma semana de conscientização, com palestras, fórum de debate, manifestos, orientações nas áreas jurídicas, psicológicas e saúde, com objetivo de chamar atenção da sociedade quanto a importância de denunciar os maus tratos vividos por muitos idosos", declara o Secretário do Idoso Ricardo Quirino
De acordo com o Secretário, no ano de 2012, foram registrados 232 casos de denúncias através da Ouvidoria da SEI (Secretaria do Idoso). Desse total, 110 (47,41 %) foram denúncias de maus tratos, seguidos por negligência - 35 casos (57,3%), violência psicológica – 23 casos (37,7%), violência financeira – 07 casos (11,4%), violência física – 11 casos (18%), abandono – 21 casos (34,4%), autonegligência – 3 casos (4,9%).


No primeiro semestre de 2013, a SEI registrou 60 denúncias de violência contra a pessoa idosa, sendo abandono – 20 casos (33,3%), negligência – 20 casos (33,3%), violência física – 13 casos (21,66%).
"A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno que cada vez mais ganha visibilidade em nossa sociedade, algo que vem acontecendo em todo o mundo", acrescenta o Secretário.

Cidades com maior número de violência
Dados da ouvidoria revelam que, as cidades onde houve mais denúncias de violência foram – Brasília – 12 casos, Ceilândia – 10 casos, Taguatinga – 10 casos.
Mostra que o perfil do agressor continua sendo na maioria filhos - 37 casos, seguido por parentes – 14 casos, e terceiros – 15 casos.
Quanto ao gênero retrata que a mulher é mais atingida pela violência - Sexo masculino – 26 casos e Sexo feminino - 48 casos
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção, em 2006.
A violência que atinge todas as classes sociais é um fenômeno que ocorre, principalmente, no âmbito familiar, ou seja, é dentro de sua própria casa que o idoso tem seus direitos violado.






PROGRAMAÇÃO:


2ª SEMANA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
10 à 15 de Junho de 2013
DIA
HORA
LOCAL
PROGRAMAÇÃO
10/Junho
9h às 11h
DEPARTAMENTO DE POLÍCIA ESPECIALIZADA – POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL
(Ao lado do Parque da Cidade)
Auditório Leonato Agrippa de Vasconcelos
Palestra: Ampliação da Rede de Combate a Violência contra o Idoso
Palestrante: Delagada Dra. Catarina Noble – Delagacia de Atendimento à Pessoa Idosa
11/Junho
9h às 11h
FACULDADE UNIEURO
Auditório
Avenida das Nações
Fórum de Debate – Artigo22 – Educação e o Processo de Envelhecimento
13/Junho
8h às 18h
CONIC
Praça Central
Ato Público em Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
14/Junho
9h às 11h
PARQUE DA CIDADE
Estacionamento 12/13
Caminhada em Defesa aos Direitos da Pessoa Idosa
15/Junho
9h às 12h
PRAÇA SANTOS DUMONT
Quadra 08 – Sobradinho I
(Ao lado do Mercado)
Ato Alusivo ao Dia Mundial do Combate à Violência contra à Pessoa Idosa / Abraço Simbólico



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger