Dança das Cadeiras no DF



O PRB começou a desenhar o cenário para a disputa das eleições no Distrito Federal, no ano que vem. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o partido abrirá mão da candidatura do distrital Evandro Garla (PRB) à reeleição na Câmara Legislativa e virá com o atual secretário de Esportes Júlio Ribeiro e a administradora do Lago Norte, Sandra Faraj.

As mudanças também ocorrerão para a Câmara dos Deputados. Apesar do bom desempenho do atual secretário do Idoso Ricardo Quirino, no pleito passado, terá como candidato o deputado federal Vítor Paulo, do Rio de Janeiro. As mudanças fazem parte do projeto de expansão nacional do PRB, a ser trabalhado pelo distrital e secretário macional do partido Evandro Garla. 


Expansão


“Temos uma meta que é dobrar o número da bancada do PRB na Câmara dos Deputados para algo entre 18 e 20 deputados. Por isso, o diretório nacional achou melhor que eu me retirasse da disputa”, confirmou Garla.

Os nomes de Júlio e Sandra para a disputa distrital foram confirmados pelo presidente regional do PRB, Roberto Wagner. Porém, assim como para a Câmara dos Deputados, a disputa para o legislativo local também pode contar com candidatos que já fazem parte do quadro do partido em outros estados. “O fato de não termos nomes para a reeleição facilita a composição de chapas com outros partidos”, expõe Evandro Garla.

O deputado diz que, para serem confirmados os nomes de candidatos a todos os cargos, eles deverão ser aprovados em convenção, que ocorrerá no ano que vem. O objetivo do secretário nacional é trazer para o diretório brasiliense o quanto antes esses nomes, já que, para se candidatarem DF, devem estar filiados e morando na cidade há pelo menos um ano.


Fora do páreo


Ricardo Quirino, que chegou a ocupar a vaga de deputado federal, quando o títular da vaga Luiz Pitiman (PMDB) ocupava a Secretaria de Obras, não entrará na disputa do próximo ano. Segundo o presidente regional do PRB, a intenção é trabalhar para que a coligação, encabeçada por PT e PMDB, com 17 partidos, vencedora das últimas eleições, seja mantida. Assim, Quirino, em caso de nova vitória em 2014, seria mantido no posto de secretário do Idoso.

A escolha de Vitor Paulo para o lugar de Quirino, na disputa, está relacionada ao desempenho dele na FrenteParlamentar do Idoso, na Câmara dos Deputados, e a experiência como secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, em 2002.


Futuro


Atualmente, Evandro Garla é o único parlamentar do PRB na Câmara Legislativa. Para buscar novos votos, Garla espera o reconhecimento da população pelos programas sociais desenvolvidos pelas secretarias do partido. “O PRB não quer que as secretarias sejam vistas como palanques eleitorais, mas como pastas geridas pelo partido de forma a beneficiar a população, como no caso da mudança de relação com os idosos e com os atletas, diz.


Russomanno é exemplo


A candidatura de Celso Russomanno à prefeitura de São Paulo e o seu bom desempenho, diante de candidatos de grandes partidos, empolgou os membros do PRB, que esperam que com o destaque do partido nas eleições paulistanas, a sigla possa angariar votos para o cenário nacional.

“Caso o Celso tivesse ganho em São Paulo, talvez eu já não estivesse mais na Câmara Legislativa e sim lá. Queremos aumentar o número de deputados federais para que possamos ter mais tempo de TV e assim mostrar nossas proposta e não só ficar nos defendendo.

Para Garla, Celso Russomanno, que liderava as pesquisas na disputa pela prefeitura de São Paulo ficou em terceiro por falta de tempo de televisão, o que poderá mudar com mais deputados federais. “Infelizmente eram 20 minutos apanhando e dois se defendendo”, constata.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger