Quirino participa do 7º Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia

Secretaria do Idoso participa do 7º Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia
Quirino participou ontem (26/09) do 7º Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia, promovido pela Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal (SBGG-DF). Com o tema "Envelhecer: compreender para viver melhor!", como discussão, o grande desafio do envelhecimento.
"Sabemos que os idosos do Distrito Federal (DF)vem crescendo de forma acelerada, e essa participação da Secretaria do Idoso neste Congresso traz reconhecimento do nosso trabalho para com os idosos. Agradeço ao DR. Renato Maia pela confiança e credibilidade que nos passou no dia em que a Secretaria do Idoso foi criada," disse o Secretário do Idoso Ricardo Quirino.
Em três dias de encontro, congressistas das cinco regiões do Brasil participarão de palestras ministradas por profissionais qualificados sobre temas relacionados ao cuidado com o idoso. A intenção é discutir e ampliar a participação dos diversos profissionais envolvidos.
Representando o governador Agnelo Queiroz, a primeira-dama, Ilza Queiroz, participou da abertura e salientou a importância do evento na capital federal. "Queremos que tenha visibilidade a discussão sobre o tratamento que queremos para o idoso. É importante que todos implantem em suas cidades o que for aprendido neste congresso", afirmou.
Segundo recente pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população idosa do DF soma pouco mais de 326 mil pessoas, equivalente a 12,8% da população total do DF. "Acima da média nacional", explicou o presidente da SBGG-DF, Marco Polo Freitas.
De acordo com Freitas, o congresso tem um papel importante para essa grande parcela da população. "Esperamos contribuir com a qualificação de profissionais e na construção de um futuro com independência, autonomia e dignidade para a pessoa idosa", completou.
Durante o congresso serão discutidos os seguintes temas:
- Envelhecimento populacional: desafios na agenda política brasileira;
- Educação em Geriatria e Gerontologia: da Universidade à assistência;
- Assistência à pessoa idosa: Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade;
- Doenças crônicas não-transmissíveis: prevenir, cuidar e evitar iatrogenia;
- Demências e transtornos cognitivos: desafios no diagnóstico e na terapêutica;
- Fragilidade e fragilização da pessoa idosa;
- Cuidados de longa duração: instituições e família;
- Funções, direitos e suporte aos cuidadores;
- Envelhecimento ativo e participativo.
ASCOM-SEI COM INFORMAÇÕES AGÊNCIA BRASILIA
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger