Desafios da presidenta Dilma Rousseff



Um dos grandes desafios da presidenta Dilma Rousseff é cumprir as determinações da nossa Carta Magna acerca das desigualdades sociais.
Esse tema, devido a sua importância, foi colocado pelo constituinte como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Daí vem a enorme responsabilidade da presidenta, o que vai muito além de uma disputa eleitoral vitoriosa.


O nosso país, conhecido mundialmente por sua imensa desigualdade e injusta distribuição de renda, espera que nos próximos quatro anos, esse quadro possa mudar, ou pelo menos dar sinais de efetiva transformação. Para que isso aconteça, um dos primeiros passos a ser dado, é o combate frontal à corrupção, seguido da criação de mais oportunidades para que todos cresçam cooperando para o desenvolvimento da nação.
É preponderante a ampliação dos programas sociais com vistas a erradicação da extrema pobreza, investimento cada dia mais em educação, ou seja, falamos de um governo para todos, mas com atitudes firmes em direção aos mais vulneráveis.
Nesse ponto, a conscientização da população é fundamental, pois quanto mais ela participa e reivindica o cumprimento do que está previsto na Constituição Federal, mais impulsiona o governo a agir de maneira responsável e transparente.  Segundo Dalmo de Abreu Dallari – “A sociedade brasileira está mudando, as camadas mais pobres da população estão adquirindo consciência de seus direitos e já conseguiram avançar muito no sentido de sua organização.”
Isso é inegável! Dessa forma podemos visualizar como é importante a colocação da palavra “avançar”, não no sentido de pequenos passos, mais de ação e movimento, avançar sempre, até que possamos dormir em paz, sabendo que a diminuição da pobreza, na amplitude da expressão, é parte do passado, na construção da história do nosso país.



Ricardo Quirino 
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger