Material foi elaborado para tirar dúvidas e para comemorar o Dia do Idoso
BRASÍLIA (1º/10/14) – A população idosa possui uma série de direitos que devem ser respeitados, mas, frequentemente, não sabe como proceder para cobrar o cumprimento da lei. Pensando nisso, a Secretaria Especial do Idoso lançou, nesta quarta-feira (1º), a Cartilha do Idoso - A Pessoa Idosa e seus Direitos Legais.
O objetivo do guia prático é auxiliar a sociedade a conhecer os direitos previstos na legislação, bem como orientar sobre como e onde exigir que sejam respeitados. O lançamento ocorreu no dia em que é comemorado o Dia do Idoso. De acordo com o secretário da pasta, Ricardo Quirino, a cartilha é uma forma de mostrar e informar a importância da valorização da pessoa com idade acima dos 60 anos.
A data também comemora a criação do Estatuto do Idoso, que completa 11 anos e traz os direitos e garantias dessa parcela da população. É importante frisar que a violação de tais direitos é prevista em lei como crime.
COMEMORAÇÃO – Aos 85 anos, Maria Januário Pacheco diz conhecer alguns itens da cartilha, como o direito ao assento preferencial no transporte público e à prioridade em filas. “Acho importante essa iniciativa, pois nem sempre temos apoio ou sabemos o que podemos cobrar. Essa cartilha veio em boa hora e é de grande valia para todos nós, idosos”, afirmou.
A população idosa conta, ainda, com uma ouvidoria especial. O Disque Idoso funciona pelo telefone 156, opção 8.
Mais Fotos:

Postar um comentário