Em asilos de São Paulo, idosos vivem sem nenhuma estrutura


Em asilos públicos e particulares da região metropolitana de São Paulo, idosos vivem uma situação caótica. A reportagem do programa Domingo Espetacular da Rede Record visitou locais sem estrutura e conversou com pessoas da terceira idade que preferem viver na rua.
Em São Bernardo, um asilo público com 44 internos está em péssimas condições. No local, há azulejos sujos e no banheiro, os ferros que deveriam servir de apoio estão enferrujados. A locomoção também não é das mais fáceis.
Um dos idosos já se machucou descendo as escadas e muitos passam o dia na cama. O diretor do local reconheceu que as condições físicas não são adequadas.
A reportagem também mostrou uma clínica de dependentes químicos que funcionava como asilo para idosos. O local cobrava R$ 400, uma cesta básica e mais o cartão de renda para dar abrigo. O sofá rasgado, tijolos a mostra e madeira largada no quintal demonstraram as irregularidades.
Em um quarto escuro, um homem que estava doente disse que fica o tempo todo deitado e, no dia da entrevista, ainda não tinha almoçado. Um outro contou que tinha sido agredido seis vezes. A denúncia sobre as condições do local foi levada à delegacia de polícia de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.  O proprietário do abrigo foi preso e vai responder por maus tratos e por se apropriar da renda dos idosos. No Brasil, apenas 6% dos lares são públicos.
NAS RUAS
Apesar dos obstáculos, perigo e da solidão, oito mil idosos vivem nas ruas. Alguns deles, como o seu João, de 66 anos, prefere essa situação. Ele passou a dormir em papelão após se separar da mulher. Dorme perto de bases da polícia e faz as refeições em abrigos da prefeitura.
Veja a reportagem completa do Domingo Espetacular :




http://r7.com/NZg5



Fonte: Portal r7  



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger