III Oficina de Prevenção de Quedas acontece no auditório da FEPECS


O Secretário do Idoso Ricardo Quirino, participou na manhã desta quinta-feira (23), da abertura da III Oficina de Prevenção de Quedas e Osteoporose e da II Oficina de violência contra a pessoa Idosa que aconteceu no auditório da FEPECS.
"As oficinas trazem para nós uma reflexão sobre a temática do idoso, é importante saber que temas como esse não estão limitados apenas a oficinas, seminários ou congressos, mas tem despertado debates no seio da sociedade ", destaca o Secretário.
Quirino comentou ainda sobre violência contra o idoso que cresce de maneira oculta no Distrito Federal, "A violência contra idoso cresce de maneira progressiva especialmente a financeira, acarretando ao idoso medo e mais dependência", relata.
O evento foi realizado pelo Núcleo de Saúde do Idoso e o Núcleo de Estudos e Programas na atenção e Vigilância em Violências da Secretaria de Saúde.
A Mesa de abertura foi composta pela chefe do Núcleo de Saúde do Idoso -NUSI, Helenice Alves Teixeira, pela coordenadora da área técnica de Saúde das pessoas Idosa, Maria Cristina Hoffman, pela diretora de ciclos de vida da saúde e praticas integrativas, Fatima Regina e pela Gerente de doenças e subsecretária da vigilância em saúde, Edza Brito Lopes.
A primeira Palestra foi ministrada por Wendel Pimentel que falou sobre Queda da pessoa Idosa: Conceito, Complicação e Prevenção.
" Cerca de 50% dos Idosos que sofrem algum tipo de fratura de fêmur, falecem em um ano, já os que sobrevivem, passam a depender de outras pessoas, sendo que é grande o período de permanência internado", conta.
O palestrante deu dicas de cuidados para ser evitar as fraturas: "Apoiar uma das mãos no corrimão, ter barras de apoio próximo chuveiro e o vaso sanitário, não trancar porta do banheiro, nunca usar porta toalhas e saboneteiras como apoio, adequar a altura do vaso sanitário, e as cortinas devem ser leves em janelas e portas.
Já a palestrante Izabella Ferreira fez uma atualização em Osteoporose– "Ela é uma doença silenciosa, nem sempre vem com a dor, com a prevenção evitaremos maior índice de fraturas que tende a crescer, e se não evitarmos, no ano de 2050, teremos a probabilidade de existirem cerca de mais de seis milhões fraturas, por isso ressaltamos importância dessa oficina", conta.
A Drª Helenice, falou da importância do Programa de prevenção e Diagnóstico da Osteoporose.
"A prevenção começa na infância, o objetivo do programa e diminuir o número de fraturas, ocasionadas por osteoporose, diminuído assim o impacto socioeconômico". Destacou.
As palestras continuarão no período da tarde com os seguintes termas: Violência na Pessoa Idosa, Enfrentamento a Violência do Distrito Federal, e Intervenção em situações de violência.
Local: Auditório da FEPCS
Horário: 13:30 ás 17:00
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger