ANIMAÇÃO NÃO TEM IDADE - MATÉRIA CORREIO BRAZILIENSE



Idosos que participaram da 1ª Colônia de Férias que aconteceu entre os dias 02 a 04/10, de dividiram em grupo e sem pressa, contemplaram a movimentação dos macacos nas jaulas. Guiados em direção ao serpetinário, eles se preparavam para ter um contato maior com os animais. Do outro lado da instituição, outros grupo de divertiam alimentando espécies africanas, como hipopótamo e depois reuniram-se para  para aula de dança.Também aprenderam lições de primeiros socorros domésticos com soldado do Corpo de Bombeiro, e por fim, uma aula de thai chi chuan.

O grupo estava animado. Muitos visitavam o Zoológico pela primeira vez, como as amigas Perilina da Costa, 73 anos, e Francisca Carvalho, 77. As duas se conheceram  em Brasilia há cerca de quatro décadas quando Pedrilina veio de Minas Gerais e Francisca de Piauí. São amigas desde então e não se desgrudaram durante o passeio."Adoro bichos, não tinha visitado o Zoológico antes por descuido. Gostei do passeio e até alimentei um hipopótamo!, Espantou-se a mineira. 

A atividade para amiga, também foi proveitosa: Francisca gostou de fazer exercícios físicos, mas não escondeu preferência pelos animais. Em parceria com o Zoo, a Secretaria de Esporte, a Secretaria Especial do Idoso promoveu nos últimos dias, a Colônia de Férias para idosos, Ou, como brincava os monitores "Colônia de feras".

As amigas Maria José da Silva, 71 anos, e Vera Santiago, 83, esperaram lado a lado a bióloga Mariana Gallego trazer os répteis do projeto educativo.O primeiro foi um cágado, que embora não tivesse inspirado medo na dupla, foi manuseado com cuidado: o bicho poderia morder.

Em seguida, um jabuti, que fez aflorar lembranças: "Venho de Luziânia, no interior de Goiás muita gente que tinha bronquite arrumava um desses para ficar em casa", comentou Maria José. A crença diz que a doença é passada para o bicho.Mariana explica eles comem árcaro, por isso as pessoas costumavam tê-los em casa".

Quando a bióloga pegou a cobrado serpentário, muitos idosos cairam na gargalhada.Ela assegurou a todos que o espécime, uma cobra do milho americana, não é perçolhenta e consegue se alimentar ingerindo bichos pequenos, como ratos. "Ela não tem força para machucar um ser humano", garantiu.Os visitantes pegaram na cobra, que passou de mão em mão sem problemas.Maria josé e Vera não tiveram medo.

Benefícios

A Colônia dos idosos terminou ontem , mas deve  haver edições em 2014. Entre os rostos sorridentes e as gargalhadas, o comentário do beneficio mais bem-bindo para cerca de 40 idosos foi sobre a mudança de ares."Estou saindo da rotina, fiquei animada com o passeio. Vim aqui com meus filhos, vim com meus netos, e hoje ninguém mais quer visitar, foi uma boa oportunidade" Comentou a mineira Maria José.

A frente do projeto, o Secretário Ricardo Quirino enumera os benefícios: "Eles tiveram contato com o meio ambiente, conheceram gente nova. é muito bom para saúde e a valorização do idoso", afirmou. Segundo ele, não se trata apenas de uma visita ao local, mas um roteiro que envolve atividades educacionais e físicas."Imagina as histórias que eles vão poder contar para os netos quando chegarem em casa!", Concluiu.

"Atitudes Prazerosas "

Essa iniciativa de estimular idosos a participar de um cnvivio social, de sair de casa e realizar atividades prazerosas é muito importante: faz parte do envelhecimento sadio. É uma faixa etária única, com peculiaridades e que dever ser valorizada.Quando falamos  do idos, não é uma população homogênea. Temos desde sadio, que faz tudo e está muito bem , até uma pessoa com problemas de saúde, que ficou com limitação, com isquemia provocada por acidente vascular(AVC). Os dois têm que ter participação nessas atividades e controle médico, tanto pela manutenção do envelhecimento saudável quanto pela melhoria da qualidade de vida. Em relação a frequencia de consultas e avaliações no geriatra, não existem uma regra, o ideal é ir ao médico, fazer uma avaliação individual e, a partir daí, traçar um plano de cuidado e prevenção". Maria Alice Toledo, geriatra e professora de medicina na Universidade de Brasília

A próxima será em fevereiro: 
A colônia de férias terminou ontem, mas já estão previstas novas visitase atividades em fevereiro, junho e e em novembro.As inscriçoes podem ser feitas através dos telefones da Secretaria do Idoso. 3355-8002/8001. A participação é gratuita.



Fonte: Correio Braziliense
Edição: Socorro Araújo
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger