CHINESA PROCESSA OS PRÓPRIOS FILHOS POR FALTA DE CUIDADOS

Zhang Zefang, uma chinesa de 94 anos, processou seus próprios filhos por falta de cuidados. Além de ter que pagar uma mesada e de bancar os gastos médicos, a justiça ordenou que os seus quatro filhos se dividam para ficar com a mulher durante o ano. A ideia é que haja uma espécie de rodízio e que cada um fique com a idosa durante quatro meses.
Segundo o Associated Press, Zhang fez questão de afirmar que nunca quis levar seus filhos ao tribunal. "Eu nunca pensava se os meus filhos iriam ou não cuidar de mim quando eu ficasse mais velha. Eu sempre fiquei focada em cuidar deles", disse ela.
Seus filhos são Zhou Mingde (71), Zhou Yinxi (68), Zhou Gangming (56) e Zhou Yunhua (54). O filho mais velho mora a cerca de um quilômetro de distância da mãe e se diz muito ocupado com a mulher doente. "Eu tenho que cuidar da minha mulher e de mim mesmo. Eu já tenho 71 anos", afirmou.
O filho do meio possui uma filha com esquizofrenia e a sua mulher cometeu suicídio – ele também se diz incapaz para cuidar da idosa. A renda de Zhou Gangming e de sua esposa vem de dois porcos e uma vaca. Gangming diz que está muito pobre e cansado para cuidar de Zhang sozinho, mas sabe que não deve abandoná-la. Por fim, a única filha da idosa, Zhou Yunhua, diz que gostaria de cuidar da mãe, mas mora muito longe.
Dentro do local onde a idosa vive, não há janelas e existe muita umidade, além de baratas e um cheiro forte de urina.
Percebendo que o problema se repetia diversas vezes no país, a China alterou a legislação de atendimento aos idosos para exigir que os filhos ajudem os pais emocionalmente e financeiramente. Nos últimos 15 anos, mais de mil pessoas já processaram seus filhos.

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger