Hoje comemoramos o Dia Nacional do Idoso! Aproveitamos pra conversar com Ricardo Quirino Santos

Ele comanda a Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal e assume também a coordenação nacional do movimento social PRB Idoso. A voz tranquila não é capaz de abafar seu espírito guerreiro e os olhos firmes não escodem sua preocupação quando o assunto trata os mais de 20 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Durante a entrevista, ele debate a necessidade de unidades prisionais especiais para a categoria. Além disso, ele defende também a luta adotada pelo PRB como prioridade: Ver a criação da Secretaria Nacional para a população idosa. Em parceria com a Fundação Republicana Brasileira, o coordenador pretende discutir a recente proposta do IPEA de aumentar a idade do idoso para 65 anos. "É bom para o idoso? É bom para a sociedade?", questiona Ricardo Quirino.

Entrevista

1 - A ligação entre o PRB e o povo brasileiro se dá por meio dos Movimentos. Qual é o diferencial do Movimento PRB Idoso?

R.Q. - O diferente é que o PRB sai na vanguarda de uma luta pelo idoso. Nós não conhecemos outra instituição afim que tenha uma luta direta ligada aos idosos. Eu não conheço! Então, existem lutas e pessoas isoladas. Este é o nosso diferencial. A população brasileira está envelhecendo, as dificuldades são grandes e as demandas são grandes. Então, o PRB quando diz: “Eu quero cuidar do idoso”, ele está pensando lá na frente, está antevendo problemas que a Nação vai enfrentar se não cuidar politicamente dos idosos.

2 - Inclusive, existem pesquisas recentes sobre o envelhecimento do País...

R.Q. – Sim, a última pesquisa do IBGE já apontou que no ano de 2060 teremos 54 milhões e meio de idosos no Brasil. Atualmente, a população idosa soma um pouco mais de 20 milhões de idosos. Ou seja, isso causa uma expectativa muito grande e também causa, por parte do poder público, muita preocupação. E é exatamente isso o que o PRB está alertando hoje.

3 - O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, disse que dos Movimentos fluirão novas diretrizes para o partido. Quais são as propostas de debates que o senhor já apresentou do PRB Idoso?

R.Q. – Apresentamos algumas propostas em relação às atuais necessidades dos idosos e, politicamente, uma delas, por incrível que pareça, é trazer ao debate a criação de unidades prisionais especiais para idosos. Se a população cresce, cresce os desafios, cresce os benefícios, mas cresce também os problemas! A população carcerária, a cada dia mais, vai recebendo pessoas idosas e pessoas que estão naquela fase de cumprimento de pena - que hoje não são idosos, mas que daqui a dois anos serão. Então, elas precisam de um olhar diferenciado porque são pessoas que precisam de cuidados especiais, de atenção especial. Outra proposta é a própria criação da Secretaria de Estado em todo Brasil e isso não abriremos mão como PRB! A política do idoso só vai funcionar efetivamente quando houver esta Secretaria. O PRB, que é o primeiro partido a comandar uma secretaria de Estado no Brasil, vai lutar para que a gente tenha uma secretaria nacional.


4 - Hoje, qual tema o Movimento PRB Idoso já adotou como prioridade?

R.Q. – O tema principal é o mercado de trabalho para o idoso, este é outro desafio. Já estamos trabalhando neste sentido de ampliar o espaço para os idosos. Como?O poder público precisa incentivar os empresários e isso o Governo sabe como fazer. O objetivo é que se abra espaço para a população idosa. Geração de emprego e de renda vai estar sempre como o objetivo do movimento PRB Idoso.



5 - E como tem sido a expansão do Movimento nos demais Estados?

R.Q. – Vou falar sobre uma reunião que tivemos no Rio Grande do Sul, que foi um espetáculo! De fato as pessoas estão abrindo as portas! Lá em Minas Gerais também estamos avançando. Estamos filiando pessoas, adeptos estão vindo para o PRB Idoso, que é um tema que tem chamado a atenção. Tenho certeza que, a partir da estruturação do Movimento aqui na capital, em breve, poderemos dar uma grande resposta não apenas para a direção do PRB que confia em nós, mas também, para os idosos que vão depender do nosso trabalho. O PRB Idoso está levantando junto com a Fundação Republicana Brasileira uma bandeira de defesa de Direitos da pessoa idosa.



6 - E de que forma o senhor pretende intensificar os debates do Movimento junto à população?

R.Q. - Através de seminários, através de propostas e de reuniões. Nós já estamos visualizando um debate sobre a proposta do IPEA que visa aumentar a idade do idoso. Hoje, o idoso é considerado uma pessoa de 60 anos ou mais. Porém, há estudos embasados onde o IPEA mostra que é a partir dos 65 anos de idade. Então, neste caso, o PRB se coloca para questionamento. Nós realizaremos, neste mês de Outubro, um debate para trazer esta questão. Convidaremos um representante do IPEA para defender esta tese, como também, pessoas do movimento organizado da sociedade civil e representantes de sindicatos e associações de idosos. A questão é: Isso é bom para o idoso? Depois de 60 anos está tão difícil conquistar efetivar seus direitos? Será que aumentando pra 65 anos não ficará mais distante? É bom para o governo? É bom para a sociedade? Ou seja, o PRB quer ouvir isso!

7 - Neste caso, o senhor acredita que a parceria dos Movimentos do PRB com a Fundação Republicana Brasileira aproximará ainda mais o povo brasileiro de debates como este?

R.Q. – Com certeza, até porque vivemos no país um momento de busca, de grito da sociedade. O povo brasileiro quando foi às ruas reivindicar direitos, na verdade, ele veio reivindicar respeito às coisas republicanas, ao ideal republicano. O povo quer respeito ao que se idealizou na época da proclamação da República. Então, esta parceria abre horizontes, abre novos espaços para que o próprio Brasil e aqueles que não conhecem possam de fato ser beneficiados.

8 - Para finalizar, o que a pessoa precisa fazer para Participar do Movimento?

R.Q. – Basta ter carinho e compromisso e interesse pela questão do idoso. A pessoa pode nos contatar na sede nacional do Partido por meio dos telefones: (61) 3366 3986 ou email: faleconosco@prb10.org.br.

Por Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger