Vida longa ao bom humor e à disciplina: siga a dica para viver mais


Vida longa ao bom humor e à disciplina: siga a dica para viver maisSer sociável e aberto a novas experiências também ajuda. As recomendações são baseadas em estudos que ligam os traços da personalidade à longevidade



Dolores Gonçalves Costa, a Dercy Gonçalves, talvez tenha sido a centenária mais famosa do país. A longa carreira como atriz ultrapassa até mesmo a expectativa de vida do brasileiro e alcança incríveis 86 anos listados no Guinness Book de 2012 como um recorde na história mundial. Mas foi a espontânea irreverência — que chegava a corar até adolescentes desbocados tamanha a maestria da pequena senhora ao articular palavrões — a marca registrada das últimas décadas de vida de Dercy. Ela era material de sobra para as pesquisas lideradas pelo psicólogo Daniel Mroczek, professor de ciências médicas e sociais da Universidade de Northwestern (EUA). De acordo com os últimos resultados encontrados por ele, traços de personalidade podem ser usados para prever comportamentos relacionados à saúde e ao risco de mortalidade em todo o curso da vida.

As diferenças na personalidade são estudadas há algum tempo como fatores que influem bastante sobre a incidência de doenças e comorbidades, bem como na longevidade. Níveis mais elevados de escrupulosidade, por exemplo, podem prever uma vida mais longa. O termo pertence a um dos cinco domínios ou dimensões de personalidade enumerados pela psicologia no modelo conhecido como big five (os cinco grandes, em inglês), usado para descrever a personalidade humana de maneira mais ampla. A escrupulosidade seria a tendência para autodisciplina, cuidado e vigilância, implicando no desejo de executar bem uma tarefa. Pessoas escrupulosas são eficientes e organizadas.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Os outros quatro principais traços são instabilidade emocional, extroversão, sociabilidade e abertura para a experiência. Mroczek considera importante identificar os mecanismos pelos quais as cinco características estão ligadas à mortalidade. Observações indicam, por exemplo, que níveis mais baixos de escrupulosidade e mais elevados de instabilidade emocional estão vinculados a comportamentos negativos, como o tabagismo, o uso excessivo de álcool, de drogas ilícitas e hábitos alimentares pouco saudáveis.

Fonte: Correio Braziliense
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger