Lançamento do Livro do Presidente Nacional do PRB, em Brasília



O lançamento do livro: O uso da Informação como Notícia do Crime Ambiental, de autoria do Presidente Nacional do PRB, Marcos Pereira, foi realizado na noite de segunda-feira (02), na sede do Conselho Federal da OAB.

O Presidente Marcos, revelou que a ideia de escrever o livro surgiu durante as aulas de pós graduação em Direito Penal. "O livrodiscute como o jornalismo investigativo pode ser usado para ajudar na preservação do meio ambiente. Uma matéria jornalística bem apurada que apresente fatos concretos pode ajudar o Ministério Público oferecer denúncias contra quem comete crimes ambientais", disse.

O deputado Evandro Garla ressaltou que o livro mostra como a informação consistente seria um catalisador de proteção institucional do meio ambiente. "A obra busca integrar as investigações jornalísticas como prova de crime ambiental. E se fato houver um dano ambiental, o Ministério Público poderia prescindir da instauração do inquérito penal para oferecer diretamente a ação penal. Além disso, a comunicação é fundamental para que a gente conheça nossos direitos", comentou. 



O ex- ministro do Supremo Tribunal de Justiça Sebastião Reis, explicou que o livro de Marcos Pereira retrata fatos de como uma imprensa responsável trabalha. "Os profissionais ouvem os dois lados da história antes de repassar ao público. A imprensa tem um papel muito importante nos dias de hoje, pois o Estado não tem condições de estar presente em todos os momentos da nossa realidade, destacou"


O delegado da Polícia Federal Geovane Veras, estava na fila de autógrafos e afirmou que já leu as primeiras páginas do livro. "Eu vi que ele traz informações para pessoas que são detentoras de conhecimento sobre crimes ambientais. Hoje os cidadãos ficam sabendo de um fato, mas sentem medo de denunciar por sofrer represálias. Já no caso desse livro é diferente, ele revela que você pode denunciar o crime ambiental visível a "olho nu", argumentou.


O deputado Vitor Paulo parabenizou o autor Marcos Pereira por escrever sobre um tema tão relevante na sociedade atual. " O papel do jornalismo é fundamental como forma de denuncia. A lei ambiental foi elaborada para preservação e quando se respeita os limites, naturalmente todos nós ganhamos. Esse livro transmite qual é de fato o papel do jornalismo investigativo. Portanto, queria parabenizar o escritor Marcos Pereira por essa brilhante ideia", enfatizou.



Reportagem: Geysa F. de Albuquerque
Fotos: Jessé Vieira

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger