Um trabalho de respostas



Disque Idoso -156 opção 8


Nas deliberações da III Conferência Distrital da Pessoa Idosa, realizada no Distrito Federal em 2011, uma das deliberações aprovadas foi a necessidade de se instalar o Disque Idoso - “Instituir um programa local único de Disque Idoso para receber, triar e encaminhar denúncias de desrespeito aos direitos do idoso por equipe capacitada.” Seguindo  a esta recomendação aprovada em Plenária, à frente da Secretaria do Idoso  instalamos o mecanismo de denúncia gratuita, que veio facilitar o acesso a  ajuda por parte da população idosa e da sociedade,  no combate à  violência,  prática repudiada por todos.

É salutar afirmar que, toda e qualquer forma de enfrentamento as violações aos direitos dessa camada tão significativa da população é válida para valorização dos nossos sexagenários. A cerimônia, realizada pelo governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz,  ocorreu no Espaço do Idoso, localizado na Estação 112 Sul do Metrô e contou  com a presença de várias autoridades do Distrito Federal e do  Secretário da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Porto Alegre - RS, André Canal.

Bom seria se toda sociedade entra-se nessa luta, artistas de televisão, jogadores de futebol, pensadores, enfim... imaginemos o Neymar, Rodrigo Santoro, Aline Barros, Felipe Massa, Roberto Carlos, em rede nacional pedindo respeito aos idosos, que impacto não teríamos na vida dos mesmos. Vamos em frente, tudo é possível ao que crê.

Quando o gestor tem compromisso com aquilo que lhe é proposto, não é difícil executar o processo. Assim é que temos trabalhado para fazer valer os direitos dos idosos aqui no Distrito Federal. A luta é grande, não é fácil levar ao conhecimento da sociedade o comprometimento com esses direitos, até porque a população idosa vive historicamente um longo processo de exclusão. Mas se deixarem a gente chega lá.



Ricardo Quirino 
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Copyright © 2011. Ricardo Quirino - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger